Feliz dia dos “abusados”; Feliz dia do “oi tia!”; Feliz dia do “não precisa de aumento, tem que trabalhar por amor”; Feliz dia do “tu está de perseguição com meu filho”; Feliz dia do “tua greve vai atrapalhar minhas férias”; Feliz dia do “não tenho onde deixar meu filho porque os vagabundos não querem trabalhar”; Feliz dia do “vou te quebrar sua pu...”; Feliz dia do “tu ta fu..., minha mãe vai te pegar”; Feliz dia do “se entrar de greve, nosso salário será cortado pelo Governo”; Feliz dia do "teremos que parcelar teu salário"; Feliz dia do "vocês estão doutrinando nossos filhos"; Feliz dia dos “explorados"; Resumindo ...
... Feliz dia dos Professores!
É muito fácil ser médico ou advogado no Brasil, ainda mais com tantos seriados estilo “Plantão Médico” ou “Lei e Ordem”, para criar um imaginário sobre essas profissões. Mas a verdade é que o principal profissional de um país é o PROFESSOR. Ou deveria ser, como acontece em outros países, onde são respeitados e admirados. Mas no Brasil, os formadores dos futuros médicos e advogados são mal tratados pelos Governos, alunos e pais.
O Professor é explorado com seu salário irrisório, completamente inverso a sua importância. Sofrem ameaças e agressões dos alunos e, por muitas vezes, dos pais também. E agora sofrem ameaças dos políticos, com a ideia da “Escola Sem Partido”, a famosa lei da mordaça. Se não fosse difícil o suficiente seu trabalho, ainda sofrem assédio moral das secretarias responsáveis. Sofrem pressão para não reprovar alunos, mesmo com todas as razões. Sofrem pressão dos Governos para manter os índices mentirosos da educação.
Se o aluno não vai à aula, é porque a sua aula não é interessante. Se o aluno foi reprovado, é porque ele não ensinou direito. Não importa o que o aluno faz, ou não faz, o professor se torna culpado por tudo. Cobram que ele seja mais criativo, mais interessado, tenha mais vontade, mais amor pela profissão. Reclamam que o ensino é antiquado, atrasado, engessado e cobram todas as soluções dos professores.
Só esquecem que um profissional da importância do Professor, merece um salário digno de sua importância. Não adianta criar uma lei sobre o piso nacional e depois, esse mesmo político, dizer que não vai pagar o piso e ir contra a lei que ele mesmo criou. Não adianta só exigir e não dar o valor que é merecido por direito e por razão. E ainda piorar a situação, pagando parcelado o salário.
Não adianta dar discurso e parabéns pelo seu dia, mas não estar junto, abraçado, quando os Professores pedirem um aumento de salário para suportar as dificuldades que encontram no seu dia-a-dia. Não adianta ir as ruas protestar, gritar, erguer bandeiras e canta o hino nacional, mas esquecer quem lhes ensinou a história do Brasil. Não adiantar levantar cartazes pedindo “+ Educação”, se não der a devida atenção aos professores.
Com educação decente, as crianças aprendem a evitar diversas doenças. É com educação que as crianças aprendem a evitar erros antigos de nossa história. É com educação que as crianças aprendem a pensar, e pensando conseguem escolher o que é melhor para o país, e conseguem mudar o mundo. Mas, infelizmente, parece que “pensar” causa medo para muita gente.
Feliz dia do Professor, o profissional mais importante de um país. Obrigado por me ensinar a ler, por me ensinar a contar e, principalmente, por ensinar a pensar. Deixo minha humilde homenagem nesse texto.
Obrigado! Obrigado! Obrigado! Felicidades pelo seu dia.
Comentários